Quesler Fagundes Camargos


servletrecuperafoto   Professor Adjunto no Departamento de Educação Intercultural
Universidade Federal de Rondônia - Campus de Ji-Paraná
 
Rua Rio Amazônas, 351 - Jardim dos Migrantes - 76.900-726 
Ji-Paraná - Rondônia - Brasil
 
     

Professor Adjunto do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGML/UNIR). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Escolar Indígena (PPGEI/UNIR). Doutor em Estudos Linguísticos (2017), na área de concentração Linguística Teórica e Descritiva, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique (2014). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA/UNIR), na linha de pesquisa Estudos da Linguagem Intercultural e membro do Laboratório de Línguas e Culturas Indígenas (LALIC/UNIR). Coordena projetos de pesquisas, tendo como objetivo o estudo da sintaxe e da morfologia de línguas indígenas brasileiras, sobretudo a respeito das línguas Guajajára e Amondawa (Tupí-Guaraní), Wari' (Txapakura), Paiter e Cinta Larga (Mondé) e Aikanã (língua isolada). Vem adotando, como suporte teórico, intuições da tipologia linguística e desenvolvimentos recentes da Teoria Gerativa. Dentre os vários aspectos gramaticais, tem se interessado, por exemplo, pelos sistemas de concordância verbal, processos de aumento de valência verbal por meio da causativização e aplicativização, codificação de tempo, aspecto e modalidade. Além disso, coordena um projeto de documentação, descrição e análise das línguas da família Txapakura, cujo objetivo é a construção de uma gramática descritiva e a produção de material pedagógico a ser utilizado nas escolas indígenas.

pasta_aberta_icon3 Planos Anuais de Atividades Docentes
      

documento_icon 2022

documento_icon 2021

documento_icon 2020

pasta_aberta_icon3 Relatórios de Atividades Docentes
     

documento_icon 2020-2022

documento_icon 2018-2020