Publicado em: 07/05/2024 07:22:22
No dia 4 de maio de 2024, na aldeia Trincheira, Terra Indígena Mirante da Serra (RO), ocorreu a defesa de Trabalho de Conclusão de Curso de Tambura Amondawa, intitulado “Desafios do ensino da língua Amondawa no contexto da Educação Escolar Indígena”, sob orientação do Prof. Dr. Quesler Fagundes Camargos. O trabalho, que discute o ensino da língua Amondawa no ambiente escolar, enfatizando a relevância da preservação dessa língua e sua ligação intrínseca com a identidade cultural da comunidade Amondawa, foi avaliado e considerado aprovado pela Banca Examinadora composta pela Profa. Dra. Edineia Aparecida Isidoro, Prof. Me. Cristovão Teixeira Abrantes e Cacique Tari Amondawa.
A pesquisa de TCC do Tambura Amondawa foi um desdobramento do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, no Subprojeto Licenciatura Intercultural Indígena, sob orientação dos professores Quesler Fagundes Camargos e Vanúbia Sampaio dos Santos Lopes. O pesquisador indígena abordou os desafios enfrentados no ensino da língua Amondawa, a partir de uma revisão bibliográfica mais ampla para explorar a história do povo Amondawa, sua resistência cultural e os obstáculos enfrentados ao longo do tempo. Além disso, realizou pesquisa de campo conduzida em estreita colaboração com a sua comunidade indígena, por meio, entre outras coisas, de entrevistas com membros experientes, incluindo anciãos e líderes.
Os resultados mostram a importância da colaboração entre os membros da comunidade Amondawa para promover o ensino da língua. Estratégias de práticas de ensino, como imersão cultural e uso da tecnologia, foram identificadas como fundamentais para a preservação e fortalecimento da língua. Além disso, a pesquisa destaca o papel das redes sociais na disseminação de informações sobre a língua Amondawa e sua cultura, conectando a comunidade com as demais sociedades. Em síntese, este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do ensino da língua Amondawa, sublinhando sua importância na preservação da diversidade linguística e cultural.
Fonte: DEINTER