Ano de defesa |
Autor(a) |
Título |
Orientador(a) |
Download |
|
|
2022 |
|
|
2022 |
Angela Naki Wirin Arara |
MA'PÂYRAP TOAT KAT NÃ XET TOY: A atuação política das mulheres indígenas Arara Karo
|
Profa. Dra. Josélia Gomes Neves |
 |
2022 |
Eliete de Souza Oliveira |
Concepções de acadêmicos/as indígenas da Universidade Federal de Rondônia sobre a interculturalidade
|
Prof. Dr. Genivaldo Frois Scaramuzza |
 |
2022 |
Orlandina de Souza |
As práticas instituídas em uma escola da rede municipal de educação de Ji-Paraná – RO que abordam identidades e diferenças indígenas |
Prof. Dr. Genivaldo Frois Scaramuzza |
 |
|
|
2021 |
|
|
2021 |
Milton Ting Teroi Arara |
Gov akàe: festa de matança do porco de criação entre o povo Gavião |
Profa. Dra. Josélia Gomes Neves |
 |
2021 |
Alberto Junior Ihv Kuhj Gavião |
Pamakóbáe: pesquisa e prática pedagógica sobre Alfabetização Intercultural na perspectiva Ikólóéhj Gavião |
Profa. Dra. Josélia Gomes Neves |
 |
|
|
2019 |
|
|
2019 |
Tiago Kapawandu Zoró |
Estruturas Interrogativas Polares e Informacionais na Língua Pangyjẽj (Zoró, Família Mondé, Tronco Tupí)
|
Prof. Dr. Quesler Fagundes Camargos |
|
|
|
2018 |
|
|
2018 |
Samuel Júnio da Silva Zoró |
Termos Numéricos e Qualificadores Geométricos na Língua Pangyjej do Povo Indígena Zoró. |
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
|
|
2017 |
|
|
2017 |
Daniel Cegue Ahv Gavião
|
Búvehj Axo Ikolen: A infância Indígena Gavião.
|
Profa M.ª Vanubia Sampaio dos Santos Lopes
|
 |
2017 |
Edelaine Maria Om Etepãrãrã Karitiana |
Kerep Õwã Aopika: a educação Karitiana antes da criação da escola. |
Profa. Ma. Gicele Sucupira Fernandes |
 |
2017 |
Milton Oro Nao |
REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA E EDUCAÇÃO INDÍGENA ORO NAO ENTRE NARRATIVAS PESSOAIS E RELATOS ORAIS. |
Prof. Dr. Genivaldo Frois Scaramuzza |
 |
|
|
2016 |
|
|
2016 |
Ademir Ninija Zoró |
A INFÂNCIA INDÍGENA ZORÓ CONTADA POR VELHOS/AS: UM EXERCÍCIO E LEMBRANÇAS E IMAGENS. |
Prof. Dr. Genivaldo Frois Scaramuzza |
 |
2016 |
Edson Sabane |
Os recursos hídricos da Terra Indígena Parque do Aripuanã- conhecimentos do povo Sabane. |
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cereda Gomide |
 |
2016 |
Fernando Maria Duarte |
O território do povo Aruá em Rondônia. |
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cereda Gomide |
 |
2016 |
Geovane Tupari |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DA TERRA INDÍGENA RIO BRANCO. |
Prof.ª Ma. Carma Maria Martini |
 |
2016 |
Ivonete Sabanês |
A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO E DO USO DA LÍNGUA SABANÊ NA ESCOLA E NA COMUNIDADE DA ALDEIA SOWAINTÊ: UMA INVESTIGAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA PARA REVITALIZAÇÃO DA LÍNGUA TRADICIONAL INDÍGENA. |
Prof. M.e Fábio Pereira Couto
|
 |
2016 |
José Maria Oro Nao’
|
CONHECIMENTO TRADICIONAL DO POVO ORO NAO’ DA ALDEIA BOM JESUS SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS.
|
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes
|
 |
2016 |
Marcelo Tasegngã Karitiana
|
O Processo de Cura com Plantas Medicinais do Povo Karitiana. |
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes
|
 |
2016 |
Marli Peme Arara |
WAYO AKANÃ, A FESTA DO JACARÉ: NARRATIVA DE UM RITUAL KARO.
|
Prof.ª Dr.ª Josélia Gomes Neves
|
 |
2016 |
Nelson Karitiana |
Cultura, memória e aspectos da variação linguística da língua do povo Byyjyty Oso Aky na aldeia Kyõwã da Terra Indígena Karitiana |
Prof. Me. Cristovão Teixeira Abrantes
Prof. Dr. Quesler Fagundes Camargos
|
 |
2016 |
Selma Oro Nao |
Tokwa - A FESTA DA CHICHA DO POVO ORO NAO’ TERRA INDIGENA PACAAS NOVOS. |
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cereda Gomide |
 |
|
|
2015 |
|
|
2015 |
Adriano Pawah Surui |
SABERES MATEMÁTICOS DO POVO PAITER SURUÍ. |
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
2015 |
Agnaldo Zawandu Zoró |
PROCESSOS EDUCATIVOS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO ZARUP WEJ ANEXO I: UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO. |
Prof.ª Dr.ª Josélia Gomes Neves |
 |
2015 |
Alexandre Surui |
PLANTAS MEDICINAIS DO POVO PAITER SURUÍ: sabedoria tradicional na Aldeia Gabgir. |
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
Alina Jabuti |
A pintura corporal do povo Djeoromitxi. |
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cereda Gomide |
 |
2015 |
André Kodjowoi Djeoromitxi |
O FORTALECIMENTO DA LINGUA E CULTURA DJEROMITXI A PARTIR DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES. |
Prof.ª Ma. Edineia Aparecida Isidoro |
 |
2015 |
Armando Jabuti |
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA INDÍGENA ALEXANDRINA DO NASCIMENTO GOMES: RESULTADO DE PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA. |
Prof.ª Dr.ª Josélia Gomes Neves |
 |
2015 |
Augusto Cinta Larga |
SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS DO POVO CINTA LARGA. |
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
2015 |
Benjamim Mopidakeras Surui |
DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA ESCOLA INDÍGENA NOÁ SURUÍ. |
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
2015 |
Carlos Aikanã |
TERRA INDÍGENA TUBARÃO LATUNDE , SEUS RECURSOS NATURAIS E UMA PROPOSTA DE PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL E TERRITORIAL. |
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cereda Gomide |
 |
2015 |
Cristiane Ambé Gavião |
PANTAS MEDICINAIS DO POVO PANGYJEJ-ZORÓ: A importância da utilização das plantas medicinais. |
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
Francisco Oro Waram
|
KA KROMIKAT XINE ORO KA’ TATI NUKUKUN HONANA: HISTORIOGRAFANDO A TRAJETÓRIA DO CONTATO A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS SABEDORES E SABEDORAS INDÍGENAS ORO WARAM, ORO WARAM XIYEIN E ORO MOM.
|
Profa Ma. Vanubia Sampaio dos Santos Lopes
|
 |
2015 |
Gamalono Suruí |
O ENSINO DE LINGUAS NA ESCOLA PAITER: Instrumento de fortalecimento cultural? |
Prof.ª Ma. Edineia Aparecida Isidoro |
 |
2015 |
Garixama Suruí |
PROCESSOS PRÓPRIOS DE ALFABETIZAÇÃO EM Paiter Suruí. |
Prof. Dr. João Carlos Gomes |
 |
2015 |
Inácio Karitiana |
PROCESSOS PRÓPRIOS DE EDUCAÇÃO DO POVO KARITIANA.
|
Prof. Dr. João Carlos Gomes |
 |
2015 |
João Batista Kyjengã Karitiana |
PENSANDO A ESCOLA INDÍGENA KARITIANA DIFERENCIADA.
|
Prof. Dr. João Carlos Gomes |
 |
2015 |
Joaton Suruí |
METAR ET AH: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA DIFERENCIADA PARA O POVO SURUI PAITER DE RONDÔNIA.
|
Prof. Dr. João Carlos Gomes |
 |
2015 |
José Palahv Gavião |
PLANTAS MEDICINAIS DO POVO GAVIÃO: revitalização do conhecimento tradicional.
|
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
José Roberto Jaboti |
AS ERVAS MEDICINAIS DO POVO DJEOROMITXI: descrição de usos e conhecimento tradicional.
|
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
Luiz Carlos Karitiana |
SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS DO POVO KARITIANA.
|
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
2015 |
Luzia Aikanã |
PLANTAS FRUTÍFERAS DA ALDEIA: Experiência educacional com alunos Aikanã.
|
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
Maísa Makurap |
A alimentação tradicional do povo Makurap/ RO e suas mudanças.
|
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cereda Gomide |
 |
2015 |
Mopidaor Suruí |
MARCADORES DE TEMPO DO POVO PAITER: SUBSÍDIOS PARA O ENSINO DIFERENCIADO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DA ALDEIA.
|
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
2015 |
Naraykopega Surui |
PAMIN PAJE TIMI TER PAJEOR SODîG OM SABA PAMUGA AKOBAH EWETIG, AHKARBAME PAITER EKOBABE SADE SODIG EMI EWESAME XAGUD EMÃHME TIG.
|
Prof.ª Dr.ª Josélia Gomes Neves |
 |
2015 |
Renato Labiway Suruí |
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO TRADICIONAL NA CULTURA DO POVO PAITER DA ALDEIA LAPETANHA, CACOAL, RONDÔNIA.
|
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
Rosilene Canoé |
Registros da Alimentação Tradicional do povo Kanoé- RO.
|
Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Cereda Gomide |
 |
2015 |
Salomão Oro Win |
INTRODUÇÃO AOS SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS DO POVO ORO WIN.
|
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
2015 |
Sebastião Gavião |
PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NOS RITUAIS DE CURA DO POVO ARARA-KARO.
|
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
Vandete Jabuti |
SABORES ALIMENTARES DO POVO DJEOROMITXI E AS MUDANÇAS PROVOCADAS PELOS TEMPEROS OCIDENTAIS.
|
Prof. Me. Reginaldo de Oliveira Nunes |
 |
2015 |
Wem Cacami Cao Orowaje |
SABERES MATEMÁTICOS DO POVO CAO OROWAJE.
|
Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite |
 |
2015 |
Zacarias Kapiaar Gavião |
BEKÁH: O LUGAR DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL GAVIÃO.
|
Prof. M.e Genivaldo Frois Scaramuzza |
 |
|
|
2014
|
|
|
2014 |
Gisele de Oliveira Montanha
|
MITOS DO POVO PURUBORÁ.
|
Prof. M.e José Joaci Barboza
|
 |
2014 |
Isaias Tupari |
PUOP’OROP TOAP, UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INDÍGENA TUPARI.
|
Prof. M.e Genivaldo Frois Scaramuzza |
 |